Porque o bebê não dorme? Conheça os inimigos do sono

Chega a noite e a criança esta com a “corda toda”, o que fazer? Confira!

Existe um estudo da Universidade de Princeton (EUA) com 1.500 crianças revelou que a privação de sono causa estresse fisiológico ou, em outras palavras, um envelhecimento celular precoce que pode estar ligado a doenças na vida adulta, como câncer e problemas cardíacos.

Fora os benefícios para o físico, não faltam provas de que dormir também é importante para a aprendizagem: uma pesquisa da Universidade McGill (Canadá), por exemplo, apontou que os alunos que dormem pouco apresentam pior desempenho nas aulas de linguagem e matemática. “A criança que não dorme o suficiente à noite tem muita sonolência diurna e isso traz prejuízos na escola e em outras atividades que realiza”, afirma o neuropediatra Paulo Breinis, do Hospital da Criança da Rede D’Or São Luiz (SP). E, para completar, você sabe bem: quando o seu filho não dorme, ele fica irritado e tende a se comportar mal.

 FALTA DE ROTINA

De acordo com especialistas, o grande problema noturno da maioria das famílias é a falta de rotina – que leva a poucas horas de sono. Os motivos são vários: inexperiência dos pais para estabelecer horários, deixar que a criança fique conectada às telas por muito tempo ou vontade de ficar umas horinhas a mais com os filhos após um longo dia de trabalho…  “Com o pai e a mãe trabalhando fora, há dificuldade de impor limites. Os adultos chegam tarde e cansados em casa e os filhos querem atenção – e é normal atender a essa demanda. Mas isso pode se perpetuar e atrapalhar o sono. As crianças têm ido para a cama muito tarde, acordam cedo para ir à escola e acabam dormindo pouco”, explica o pediatra Gustavo Moreira, do Instituto do Sono da Unifesp. O resultado são filhos irritados ao longo do dia, que podem, inclusive, ter o desempenho escolar afetado, já que não conseguem se concentrar nas aulas por conta do cansaço.

Solução 1

Estabeleça uma rotina e se organize para que a criança possa tomar banho, jantar e fazer a higiene bucal tranquilamente. Cumpra o que for estipulado. A decisão do horário que ela irá para a cama deve ser feita com base na hora que precisa despertar na manhã seguinte e quanto tempo de sono terá somado ao longo do dia.

Solução 2

Você vê pouco o seu filho e gosta de interagir com ele durante a noite? Isso é ótimo, mas deve ser feito respeitando a rotina e sem atrasar a hora de colocar a criança na cama. Nada de brincar até tarde da noite (especialmente se ela precisa acordar cedo). Uma dica importante é se desconectar dos eletrônicos e realmente dedicar atenção ao seu filho quando estiver com ele. Aproveite a hora do jantar para conversar e perguntar como foi o dia e a escola. Na hora de deitar, conte uma história ou leia um pequeno livro. Essas situações fortalecem o vínculo.

Para ajudar ainda mais a criança a dormir, a Loja Pililo possui dicas de massagens e banhos neste blog, para relaxar a criança.

No site você encontra banheiras dobráveis com válvulas de temperatura, termômetros em formatos de bichinhos, kit toalhas com capuz, e muito mais!

Compre agora pelo site! Clique aqui!

Fontes:

Expresso MT

Revista Crescer

Pililo

Pinterest

Agradecemos pelo seu comentário. Reponderemos em breve. Loja Pililo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s