7 maneiras de preparar as mamas para o aleitamento

Amamentar é um ato de amor! Mas como fazer para não ter dores? Confira!

Listamos algumas dicas valiosas da obstetra Luciane Rodrigues Pedreira de Cerqueira, que explica como facilitar o aleitamento materno:

1 – Conheça seu tipo de mamilo

Muitas mulheres afirmam que não podem dar de mamar porque têm os mamilos planos ou invertidos. Mas com as orientações certas, isso não é um grande empecilho. O ideal é que isso já seja identificado por seu obstetra no pré-natal, assim ele já dá as melhores dicas de como amamentar. Você mesma pode verificar isso, inclusive. “Comprima suavemente a aréola cerca de três centímetros atrás do mamilo: se ele for normal irá projetar-se para fora, se for invertido irá retrair-se”, descreve a obstetra Luciane Rodrigues Pedreira de Cerqueira, membro da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro (SGORJ).

Um dos truques para mulheres com esse tipo de mamilo são as chamadas conchas plásticas, para serem usadas durante o pré-natal e mesmo na fase de amamentação. “Essas conchas são formadas por duas partes: uma em forma de anel, com parte do acabamento em silicone e um buraco no meio para que o mamilo se encaixe e venha a se tornar mais projetado devido a uma suave pressão sobre a auréola; a outra parte é arredondada e cobre o anel por cima para ficar dentro do sutiã”, descreve a especialista.

2 – Faça exercícios para os bicos das mamas

Outra técnica fundamental para mulheres com mamilos planos ou invertidos é um exercício de puxar os bicos dos seios. “É necessário estimulo mecânico, então, com o polegar e indicador em forma de cruz, estende-se o mamilo no sentido vertical e horizontal, com intuito de exteriorizar o mamilo”, orienta o mastologista Anastasio Berrettini, presidente da Comissão de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM).

O ideal é realizar o exercício todos os dias: “A recomendação é que o exercício seja repetido cinco vezes ao dia, no comecinho da manhã, durante o último mês de gestação”, alerta a obstetra Luciane.

3 – Tome banho de sol

Mas não adianta só expor braços, pernas e rosto… Deixar os mamilos tomarem sol é muito importante para melhorar a amamentação. “O calor da luz torna os mamilos mais resistentes e previne as rachaduras”, relata a obstetra Luciane de Cerqueira. A orientação é tomar cerca de 30 minutos de sol por dia, antes das 10 horas da manhã e depois das 16 horas da tarde, para evitar os picos dos raios ultravioletas. E caso o tempo esteja nublado ou você não tenha um lugar discreto para fazer isso, lâmpadas são uma boa opção. “A intensidade entre 40W ou 60W é suficiente, e deixe-as próximas do seio a uma distância em que transmitam calor, mas sem desconfortos”, ensina a especialista.

4 – Não deixe o bebê “chupetar”

Enquanto você amamenta, os seios se tornam mais propensos a rachaduras, principalmente se o bebê fica usando o mamilo como uma chupeta. “Para perceber isso, é importante notar se ele também esta abocanhando a auréola, pois quando ele abocanha somente o mamilo, ele não estimula a produção e escoamento do leite”, explica Berrettini. O ideal é nesses casos a mãe interrompa a mamada quando perceber isso, e depois, ao retomar, tenha certeza de que o bebê está abocanhando a auréola também.

5 – Hidrate a região

A hidratação também é importante para evitar as rachaduras. Mas cuidado na forma certa de fazer isso. “Deve-se evitar o uso de cremes e hidratantes durante o pré-natal, pois esses produtos levam a uma diminuição da espessura cutânea do mamilo e facilitam fissuras durante a amamentação”, ressalta o mastologista Berrettini.

Porém, durante a amamentação, o melhor tipo de cuidado é usar as pomadas com lanolina apenas. “Elas apresentam maior eficácia e menos efeitos colaterais, sendo considerado o padrão ouro para prevenção e tratamento das fissuras”, explica o especialista.

6 – Cuide da higiene

Higienizar bem os seios também ajuda a evitar as rachaduras e trazer mais bem-estar na hora de amamentar. E a primeira dica é quase uma pegadinha: evite os sabonetes nos mamilos, já que os seios já tem uma hidratação natural que precisa ser preservada. O mesmo vale para a água quente, que costuma tirar a oleosidade original da pele. A bucha vegetal também é uma inimiga nesse momento: “ela pode promover a esfoliação dos mamilos antes mesmo do final da gravidez, aumentando a chance de traumas mamilares e complicações mais graves, como a inflamação na região”, frisa Luciene de Cerqueira.

E antes e depois de amamentar a melhor forma de higienizar o seio é usando o próprio leite. “Ele contém imunoglobulina A, que ajuda a combater processos inflamatórios locais”, explica o mastologista Berrettini. Ele também é bactericida e hidratante.

7 – Escolha o melhor sutiã

Após o parto as mamas chegam a aumentar até dois números de manequim. Nessa fase, já que você terá que comprar sutiãs novos, vale escolher o produto ideal. “Deve-se utilizar sutiãs produzidos com algodão, sem aro metálico ou bojo e com alças largas”, descreve Berrettini. A importância das alças (além de laterais mais largas) é ajudar na sustentação, o que previne com que o leite empedre. Já o material não sintético evitar possíveis alergias, já que os mamilos ficam mais sensíveis nessa fase e o algodão permite maior entrada de ar. Além disso, existem modelos com aberturas, que permitem que a mulher amamente sem retirá-los, o que facilita muito o processo.

Outra questão importante é que mesmo na gestação pode vazar um pouco de colostro dos seios da mulher a qualquer momento. Nesses casos, uma forma de evitar desconfortos é usar absorventes feitos para os seios. “Se for optar por absorvente nos seios, que tem o único intuito de não sujar os sutiãs, deve se ter cuidado em trocá-los com frequência para se evitar a proliferação de bactérias”, orienta Luciane.

E para ajudar a extração do leite materno, a Loja Pililo possui extratores de leite, além de potes de armazenamento, podendo guardar o leite na geladeira por até 24 horas. Você encontra conchas para seios, para evitar o vazamento de leite na roupa, todos da marca Philips Avent!

Compre agora pelo site! Clique aqui!

Fontes:

Pililo
Pinterest

1 comentário Adicione o seu

  1. No abertura a sua andamento, a maior parte dos fregueses de Joey eram mulheres bem
    como a forte maior parte dessas mulheres queixaram-se em
    cima de a celulite que nunca ia apenas embora. http://opeznarli.bloog.pl/id,355251338,title,Download-pdf-Female-Entrepreneurship-in-Nineteenth-Century-England-2016-Engagement-in-the-Urban-Economy,index.html

    Curtir

Agradecemos pelo seu comentário. Reponderemos em breve. Loja Pililo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s